quinta-feira, 20 de junho de 2013

Veja o perfil dos estudantes brasileiros com idades entre 13 e 15 anos

O IBGE divulgou um levantamento realizado junto a estudantes brasileiros no qual são traçados dados e informações a respeito do comportamento de jovens de 13 a 15 anos de idade. Por exemplo, nessa pesquisa, foi descoberto que mesmo sendo proibido pela legislação brasileira, 27,1% dos estudantes do 9º ano, com até 15 anos de idade, informaram ter dirigido um veículo motorizado nos 30 dias anteriores, e 19,3% disseram ter andado de motocicleta sem usar capacete. Essas são algumas das informações captadas pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012, que entrevistou mais de cem mil adolescentes em 2.842 escolas de todo o país. A seguir apresento outros dados e informações. Ao final deste texto, deixo um link que levará o leitor ao trabalho completo.
 Através de um questionário eletrônico que preserva a privacidade dos entrevistados, o IBGE captou diversas informações sobre a vida dos estudantes: 28,7% deles informaram que já tiveram uma relação sexual, e 75,3% disseram ter usado preservativo da última vez
A violência também está presente no cotidiano de muitos escolares: 6,4% deles disseram ter se envolvido em brigas com armas de fogo, e 10,6% informaram terem sido fisicamente agredidos por um adulto de sua família. Neste caso, as agressões são um pouco mais frequentes contra as meninas (11,5%) do que contra os meninos (9,6%). Além disso, 7,2% dos escolares afirmaram que sempre ou quase sempre se sentiram humilhados por provocações dentro da escola, e 20,8% praticaram algum tipo de bullying contra os colegas nos 30 dias anteriores a pesquisa.
Aproximadamente um terço (31,1%) das meninas escolares estavam tentando emagrecer, sendo que 6,4% das entrevistadas afirmaram ter induzido o próprio vômito ou tomado laxantes para isso.
Em 2012, para o Brasil revelaram que 28,7% dos escolares já tiveram relação sexual alguma vez na vida. A frequência deste indicador foi de 40,1%, entre os meninos e, de 18,3% para as meninas. Com relação à dependência administrativa das escolas, 30,9% dos estudantes de escolas públicas e cerca de 18% nas escolas privadas, declararam que tiveram relação sexual. A Região Norte apresentou o maior percentual (38,2%) de escolares para este indicador, seguida da região Centro-Oeste (32,1%), região Sudeste (29,1%), Sul (27,3%) e Nordeste (24,9%).
A direção de veículo motorizado nos 30 dias que antecederam a pesquisa foi declarada por 27,1% do total de escolares. É importante ressaltar que os estudantes que responderam à PeNSE eram adolescentes, na sua maioria, com idade entre 13 e 15 anos. No país, a idade mínima permitida para dirigir é de 18 anos, segundo as leis que regem o Código de Trânsito Brasileiro. A proporção dos alunos que dirigiram veículos motorizados (38,6%) era mais que duas vezes superior do que a das alunas (16,6%).
O envolvimento em brigas com arma de fogo foi declarado por 6,4% dos escolares, sendo também mais frequente em alunos do sexo masculino (8,8%), do que do feminino (4,3%), sendo 6,7% para estudantes de escola pública e 4,9% de escolas privadas. A região Centro-Oeste registrou a maior proporção (8,0%).
Para saber mais, acesse o trabalho completo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário