quarta-feira, 5 de junho de 2013

Para algumas pessoas alguns tipos de elogios podem parecer como crítica

Uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria da qual sou sócia-diretora mostra que cada pessoa recebe o elogio a sua maneira. Algumas pessoas recusam ou desfazem imediatamente ao recebê-lo. Outras se colocam em posição de desmerecimento.
Quer um exemplo?
Alguém diz: – Que blusa bonita! 
O elogiado responde: – Ah! Obrigado. É velha…
Lembrou-se de alguém assim, leitor? Pois é, no quesito elogio somos muito exigentes. Afinal, queremos elogios, mas que sejam sinceros e verdadeiros. Queremos os elogios das crianças, puros. A consequência mais triste desse comportamento é que, depois de algum tempo deixamos de acreditar, assim recusamos informações importantes sobre quem realmente somos.
Mas o que realmente queremos das pessoas? Elogios, reconhecimento, favores…
O problema é que muitas vezes um elogio não basta, queremos mais, e mais, muito mais. E é como se internamente respondêssemos ao elogio – “Obrigado! Eu já sei, e daí?!”
Daí, é que já nos preparamos para lidar com as “segundas intenções” do tal elogio. Somos assim, somos humanos.
Outro dado importante que apontou a pesquisa é a falta de palavras de agradecimento, isso mesmo, muitas pessoas não sabem o que dizer quando são elogiadas. Na parte intelectual, de habilidade, aspecto físico ou vestimenta, sejam quais forem os itens, muitas pessoas simplesmente ficam mudas. Um entrevistado perguntou – Devo agradecer?
Mas voltando ao tema… O melhor modo de aproveitar esse “afagar de ego” é criar uma conexão mente coração para receber melhor um elogio. 
O mais importante é capacitar a mente para receber tais informações e permiti-las chegar carinhosamente e, sem pré-julgamentos ao coração. Só assim será possível ficar verdadeiramente feliz ao receber um elogio.
Disse Sêneca: “Podes conhecer o espírito de qualquer pessoa, se observares como ela se comporta ao elogiar e receber elogios”.
Por Débora Martins, especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. Consultora, palestrante e jornalista, sócia-diretora na Atender Bem Consultoria e Treinamento Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário