terça-feira, 4 de junho de 2013

Mundo de Mundim, Literatura e Direitos Humanos


Lilia Diniz faz lançamento de livro no Centro Carmen Bascarán
04/05/2013
Neste domingo dia 09/06, a partir das 16h na sede do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, a artista e militante social Lilia Dinis lança mais uma publicação de sua autoria o “Mundo de Mundim” retrata o engajamento contra o trabalho infantil e traz as performances artísticas que se relaciona com o tema. A publicação traz a reflexão sobre o trabalho infantil e o papel da leitura e da escola no desejo pela liberdade.
Impresso em formato especial, com já é costume da autora em seus livros anteriores,  e com ilustrações de Valdério Costa, Mundo de Mundim conta a história de uma criança de 10 anos, que vive em situação de trabalho escravo e nunca viu um livro. Ao se deparar com esse “objeto estranho”, espantado e curioso vai ao encontro da mãe querendo respostas. A mãe sabe que “saber é perigoso” e tenta fugir das perguntas do filho. Mundim, como toda criança, continua a questionar e na conversa com a mãe chega às suas conclusões. Uma delas é que o conhecimento liberta.
O texto original de Mundo de Mundim foi escrito em 1998, para um trabalho de performance da autora Lília Diniz sobre a importância do livro. A atuação ganhou outras dimensões e, logo, circulou na campanha de erradicação do trabalho infantil, em escolas e congressos de educação. A autora foi também integrante do Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Distrito Federal e convidada para o Tribunal Internacional Contra o Trabalho Infantil no Brasil. Mais de mil apresentações desse trabalho anterior ao livro foram realizadas.
Lilia Diniz é maranhense do povoado de Creoli do Bina, município de Tuntum. Arte-educadora e atriz, tem quatro títulos de poesias publicados: Babaçu, Cedro e outras poéticas em Tramas (2001), Miolo de Pote da Cacimba de Beber (2003), Sertanejares (2011) e o folheto de cordel Mula Sem Cabeça (2012).
Lilian é uma das poucas mulheres que fazem parte da Academia Imperatrizense de Letras, e desenvolve pesquisa constante em cultura popular. Circula por vários eventos ligados à temática, cantando e interpretando poemas de sua autoria e de outros poetas, como Patativa do Assaré e Cora Coralina.
O Ilustrador, Valdério Costa é nordestino nascido em Natal, capital do Rio Grande do Norte r e atualmente vive no Distrito Federal. Valdério é graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. É professor de História da Arte, pela Secretaria de Educação DF. Ministra palestras e oficinas sobre xilogravura e já trabalhou como docente em diversos cursos da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE). É artista plástico cadastrado pela Secretaria de Cultura do DF, com várias exposições individuais e participações em coletivas, desde 1988.
Para não esquecermos:
Lançamento do livro Mundo de Mundim
Local: Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia
Endereço: Rua Bom Jesus, 576
Dia: 09 de junho de 2013
Horário: 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário