terça-feira, 4 de junho de 2013

Livro de poesias será lançado em Açailândia e Imperatriz.



“Há culpa nos olhos” será apresentado amanhã (4), em Açailândia e no próximo sábado (8), em Imperatriz

Obra fala de amores não resolvidos, conflitos e críticas ao moralismo (Foto: Divulgação)

Meio inocente, meio insano... Todo amor. Assim definiria o primeiro livro de Xico Cruz “Há Culpa nos Olhos!”, mas é difícil defini-lo depois de ler uma das poesias da obra, “Rótulo” - uma crítica as opiniões pré-definidas.

O lançamento da coletânea de poesias acontece amanhã (4), na Praça do Mercado em Açailândia. No próximo sábado (8), será lançado em Imperatriz, na Academia Imperatrizense de Letras. As duas solenidades acontecem às 20 horas.

 “Os olhos são os primeiros que percebem as coisas e são os primeiros a desejar o que nem sempre é possível ter", disse Xico Cruz sobre a escolha do nome do livro. De acordo com ele, as poesias são resultado de experiências vividas por ele e por outras pessoas que compartilharam suas histórias.

A poetisa Lília Diniz, na apresentação, avalia o autor e a obra. “Homem de Teatro, sempre encara o desafio de montar espetáculos com a poesia à flor da pele, sangrando. E a poesia que Xico Cruz nos apresenta não é diferente”.
De uma forma delicada, as poesias de “Há Culpa nos Olhos!”  falam de amores não resolvidos, conflitos e críticas ao moralismo. Os “versos se derramam”.

Alguns poemas tiram o fôlego. O autor recorre à sinestesia, aos trocadilhos e aos jogos de palavra – sempre simples, claro e inteligente - para expressar suas visões do mundo. A cada poesia, um convite para desabotoar a próxima página do livro.


Alguns dos poemas foram escrito ainda na adolescência, já com a intenção de publicá-las em um livro. “A ideia sempre existiu, sempre. Mas, só agora consegui publicar. Como já escrevo há muitos anos, tenho mais dois livros para serem publicados”, contou o escritor. "Esse menino é saliente", também de poesias, está previsto para ser lançado no próximo ano. "Alma Santa" é uma dramaturgia, ainda sem data para ser publicada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário