segunda-feira, 3 de junho de 2013

Devemos ter cuidado para não criarmos hábitos que possam nos prejudicar. Veja como evitar isso.

Fazemos muitas coisas todos os dias. Seguimos um padrão de comportamento para diversas ações: a forma como acordamos, como colocamos a pasta na escova antes de escovarmos os dentes, a maneira como nos vestimos… Isto são nossos hábitos e eles regem muito nossas atividades durante o dia. Um artigo publicado por um pesquisador da Duke University, em 2006, relata que mais de 40% das ações que as pessoas realizavam todos os dias não eram decisões de fato, mas sim hábitos. Então, você já parou para pensar em seus hábitos? Esta pergunta pode te ajudar a compreender muita coisa, e também ajudar você a alcançar o que quer.
Hábitos são comportamentos que incorporamos através de aprendizagem e, aos poucos, se tornam tão automáticos que nem dos damos conta do por que deles. Pense em quando você aprendeu a dirigir, a trocar as marchas, acelerar, frear, olhar o trânsito, ajustar os espelhos… No começo parecia algo muito difícil, não? Com o tempo, provavelmente, tudo foi ficando mais fácil e, hoje em dia, você deve fazer isso quase sem pensar, ou seja, faz parte de sua rotina.
Quando um comportamento é incorporado, deixamos nosso cérebro livre para pensar em outras coisas, desta forma temos capacidade mental suficiente para lembrar, por exemplo,  daquela outra tarefa que deverá ser feita durante o dia. Os hábitos surgem porque nosso cérebro está, a todo o momento, procurando uma maneira de poupar esforços, ele é suficientemente inteligente a ponto de deixar que, em dados momentos, nosso “piloto automático” tome o controle da situação.
O problema ocorre quando temos comportamentos que nos prejudicam, impedindo-nos de crescer ou ter sucesso, então é aí que mora o perigo. Ao incorporarmos um hábito que nos prejudica, acabamos por repeti-lo e deixamos o mesmo comandar nossas vidas. Neste momento é hora de parar e analisar de que forma estamos sendo prejudicados, buscando mudar de atitude. Quando decidimos mudar um hábito, normalmente temos em mente o que queremos, no entanto, é preciso analisar bem a situação antes de adotar uma postura radical de mudança. Veja as dicas a seguir:
Comece aos poucos: Procure focar em um comportamento de cada vez, ao incorporar um novo hábito, passe a analisar a mudança do próximo de sua lista e assim por diante.
Crie estímulos: Ao criar estímulos que possam auxiliá-lo em sua rotina, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.
Tenha uma meta: Quando uma meta é estabelecida, o caminho fica mais claro e mais fácil, pois você quer atingir seu objetivo.
Comemore: Ao estabelecer um novo hábito, comemore e permita-se até mesmo presentear-se, pois você se empenhou, teve disciplina e dedicação, você merece!
Criar hábitos são mais fáceis que mudar os que já existem, no entanto se você quer, você pode! Com foco, disposição e persistência é possível fazer as coisas acontecerem.
Grandes mudanças ocorrem de dentro para fora. Comece hoje, mude!
Por Gisele Meter, Consultora Empresarial, Colunista da Revista Empresa Interativa, Palestrante e Psicóloga Organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário