sexta-feira, 14 de junho de 2013

Automotivação no trabalho

Estar sempre motivado pode ser um problema para alguns, especialmente no trabalho. Atualmente, o dia a dia tem se tornado cada vez mais corrido e estressante para os profissionais, transformando o desgaste e o cansaço em realidades comuns.
Por isso, manter a motivação é algo tão importante. Não se deixar levar pelos dias difíceis não é uma tarefa simples, mas pode (e deve) ser feita. Os efeitos da desmotivação podem representar problemas não só em sua vida profissional, mas também em sua vida pessoal e em seu relacionamento com a família e os amigos.
É aí que entram as técnicas da automotivação. Elas foram desenvolvidas para melhorar o humor de quem trabalha, aumentar sua produtividade e lutar contra a rotina. O principal é que são ações fáceis, que podem ser encaixadas nos horários de qualquer um. Esperar que a empresa incentive não basta: saiba como se sentir melhor no ambiente de trabalho por meio da automotivação.
Para começar, procure fazer amizade com seus colegas de trabalho. Estar em meio a pessoas agradáveis e amigáveis é muito importante para que o dia não seja tão estressante. Pausas para um café ou para um rápido bate-papo, por exemplo, podem auxiliar a diminuir a tensão das tarefas. Além disso, evite o pessimismo ao longo do expediente e tome a iniciativa na hora de realizar desafios. Especialistas afirmam que a vontade de trabalhar e ver resultados aumenta conforme o interesse de cada um na hora de fazer o que deve ser feito.
A iniciativa para resolver problemas (principalmente com aqueles que você já está familiarizado) é outro passo importante. Isso trará mais satisfação para você e para seu chefe, além de ser um ótimo diferencial agregado a seu perfil dentro da organização. Quando conseguir, dê uma recompensa a si mesmo. Pode ser um doce que você gosta ou até mesmo um pequeno passeio. Aproveite esses momentos para respirar fundo e fazer uma avaliação positiva do seu desempenho.
A motivação também começa antes de ir ao trabalho. Então, durante seu domingo, tente não pensar na volta para o trabalho que a segunda-feira representa. Ao invés disso, lembre-se dos bons momentos do fim de semana e pense que outros ainda estão por vir. Outra dica é procurar novos trajetos e músicas diferentes para ouvir a caminho do serviço, para sair um pouco da velha rotina – que é extremamente ligada às dificuldades e ao estresse dentro do trabalho.
Lembre-se que todos tem seus dias difíceis, dentro ou fora da empresa – o importante é enxergar além deles. A motivação e o incentivo devem partir sempre de você, então comece a mudar suas atitudes para melhor. Esse é, sem dúvida, o segredo da felicidade no trabalho.
Por Marco Zanqueta, palestrante motivacional há nove anos, une a arte de falar em público com a magia dos truques de ilusionismo. Suas palestras e dinâmicas de equipe foram desenvolvidas para modernizar e trazer melhores resultados de maneira diferenciada.http://www.franciscocastro.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário