terça-feira, 4 de junho de 2013

Animais soltos pelas ruas da cidade continuam causando acidentes e colocando em risco a saúde da população

Os problemas demonstram a inoperância do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segundo relato de moradores cachorros doentes tentam morder a população
Animais continuam soltos pelas ruas da cidade, são cachorros, gatos e cavalos que vivem livremente pelas vias do centro e bairros periféricos de Açailândia. Muitos dos bichos que se encontram transitando pelas vias públicas da cidade ficam notórios pela aparência que estão doentes, colocando a saúde da população em risco.
Tais animais deveriam está sendo recolhidos pela carrocinha e levados para um local adequado. A inoperância do Centro de Controle de Zoonoses deixa a população revoltada quando se tenta entrar em contato com o órgão, pois mesmo com três números disponíveis, as pessoas não têm conhecimento, já que essas informações não são repassadas a população.
Na manhã da última terça feira (28) um grave acidente envolvendo um mototaxista e um cachorro por pouco não tirou a vida do piloto e da passageira. O acidente envolvendo o mototaxista identificado como Marcelo Silva, ocorreu nas proximidades do Hospital São Sebastião, após a ladeira da Lagoa do Joaquim.
Marcelo trafegava na BR 222 no sentido Centro/Pequiá quando o animal atravessou a rodovia. Segundo testemunhas, o acidente foi inevitável, pois se tentasse desviar o piloto corria o risco de envolver mais pessoas. A passageira sofreu escoriações por todo o corpo, Marcelo Silva se contorcia de dor no asfalto enquanto a ambulância do SAMU chegava ao local para prestar socorro. As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal.
A inoperância do CCZ já foi discutida em sessão na Câmara Municipal, aonde um dos parlamentares revelou que precisou da carrocinha para ir ao seu bairro recolher animais, porém não conseguiu sequer solicitar o serviço.
O coordenador de ações do CCZ, Odacy Miranda, informou apenas que nos cinco meses a frente do órgão já desenvolveu muitas ações. Mas andando pelas ruas de Açailândia é visível o grande número de animais que precisam ser recolhidos, contudo sobre esse problema, a única justificativa que se tem é que o Centro atende a cidades circunvizinhas.
A população espera que nos próximos dias a carrocinha comece a recolher os animais, pois de acordo com os moradores de bairros da cidade a situação está ficando insustentável. Cachorros e gatos que possuem doenças como raiva e calazar estão colocando em risco principalmente às crianças, foi o que aconteceu com a filha de Iranir Soares, moradora da Vila Ildemar, que por pouco não teve sua filha mordida por um cachorro, que segundo ela, espumava muito pela boca, dando claros sinais de que estava com a doença.
“Eu estava indo deixar minha filha na escola, quando passamos o animal do nada queria atacar a criança. Começou a latir, ai passamos e ele veio para o lado que nós estávamos com a boca espumando. Foi preciso o vizinho que estava fazendo uma massa de cimento jogar água para o animal sair”, concluiu Iranir.
Maicon Sousa/ Jornal do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário