sexta-feira, 14 de junho de 2013

Analfabetismo funcional é um sério problema para o Brasil

Um em cada quatro brasileiros é plenamente alfabetizados! E os outros 3? Bom, antes da matemática, um pouco de português.
O Indicador de Alfabetismo Funcional, Inaf, medido pelo Instituto Paulo Montenegro, pesquisa a capacidade de leitura, escrita e cálculo e aponta o nível de “alfabetismo funcional” da população entre 15 e 64 anos. O inaf separa a população em quatro níveis de alfabetização: analfabeto, rudimentar, básico e pleno.
Quando foi criado, em 2001, apontava que 12% da população era analfabeta e 26% plenamente alfabetizada. Dois terços da população se revezava entre os alfabetizados em nível rudimentar e básico. Pouco mais de uma década depois, os resultados da pesquisa mostram que o percentual de analfabetos caiu para a metade, mas o de plenamente alfabetizados continua no mesmo patamar.
Agora os números!
Analfabetos: mais de 11.500.000;
Rudimentar: mais de 40.500.000;
Básico: mais de 90.700.000;
Pleno: menos de 50.200.00.
Surpreendentes 68% da população não têm condições plenas de ler uma matéria no jornal e formular uma ideia concisa sobre o assunto. No tocante aos cálculos um efeito prático surge no endividamento do brasileiro que atingiu recentemente nível recorde.
Alguém, um dia, citou que a maior dificuldade para o aculturamento do brasileiro é o clima. Com “clima” de verão o ano inteiro, fica difícil não ir para o barzinho com os amigos, ao final do expediente. Nos países do hemisfério norte temos a mesma relação. Pode ser que seja coerente esta afirmação, mas para termos certeza, melhor aguardar a criação de um indicador apropriado.
Se você teve dificuldades para ver que o número de brasileiros em condições de alfabetização rudimentar é de “mais de quarenta milhões e meio”, então, pelo indicador, é neste grupo que você está enquadrado.
Por Sydney de Oliveira, especialista em tecnologia da informação.  http://www.franciscocastro.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário