terça-feira, 4 de junho de 2013

A indústria brasileira está tomando fôlego, esperamos que não seja o voo da galinha

O IBGE divulgou hoje dados relativos à produção industrial brasileira nos primeiros quatro meses de 2013. No mês de abril último, de acordo com o instituto, a produção industrial avançou 1,8% frente ao mês imediatamente anterior, segundo resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação, acumulando ganho de 2,7% nesse período. Abaixo, transcrevo alguns trechos do comunicado do IBGE, ao final deste texto há um link que levará à publicação completa com tabelas, descrição de metodologia, comentários, etc.
Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, a indústria cresceu 8,4% em abril de 2013, taxa mais elevada nesse tipo de comparação desde agosto de 2010 (8,6%). Com isso, no índice para o fechamento do primeiro quadrimestre de 2013 (acumulado no ano), o setor industrial teve expansão de 1,6%, revertendo a queda de 1,1% assinalada nos quatro últimos meses do ano passado, ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior. A taxa anualizada, indicador acumulado em 12 meses, ao recuar 1,1% em abril de 2013.
No índice acumulado para o primeiro quadrimestre de 2013, frente a igual período do ano anterior, o setor industrial cresceu 1,6%, com 13 dos 27 ramos investigados apontando expansão na produção. O ramo de veículos automotores (15,2%) exerceu a maior influência positiva, impulsionado pelo crescimento na produção de aproximadamente 75% dos produtos investigados. Houve influência da baixa base de comparação, já que esse setor recuou 18,5% no índice acumulado dos quatro primeiros meses de 2012, em virtude da concessão de férias coletivas em várias empresas do setor. Outras contribuições positivas vieram de refino de petróleo e produção de álcool (8,4%), outros equipamentos de transporte (8,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (8,4%), máquinas e equipamentos (2,7%) e borracha e plástico (5,2%). Entre as 13 atividades que reduziram a produção, os principais impactos foram em indústrias extrativas (-6,5%), edição, impressão e reprodução de gravações (-9,1%) e metalurgia básica (-5,7%).
Entre as categorias de uso, o perfil dos resultados para o primeiro quadrimestre de 2013 mostrou maior dinamismo para bens de capital (13,4%), impulsionado especialmente pela maior fabricação de equipamentos de transporte (27,4%). O setor produtor de bens de consumo duráveis (4,5%) também apontou taxa positiva nos quatro primeiros meses do ano, influenciado pela maior produção de automóveis (8,7%). Essas duas categorias de uso, além do aumento no ritmo da atividade industrial ao longo desse ano, também foram influenciadas pela baixa base de comparação, uma vez que, no período janeiro-abril de 2012, registraram quedas de 11,9% e de 10,1%, respectivamente.
Para saber mais, acesse a publicação completa do IBGE clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário