domingo, 2 de junho de 2013

A história de Vila Pindaré povoada conhecida com Presa de Porco.






Vila Pindaré: também conhecida com Presa de Porco, é o maior povoado e o mais populoso do município de Buriticupu-MA. Surgiu no dia 02 de março de 1987, quando as 09 horas da manhã os líderes comunitários- Pedro de Oliveira Sampaio (Pedro Aleijado) e Jonas Nascimento Silva, juntamente com 14 homens formaram uma frente de ocupação e adentraram armados na área até então pertencente ao Grupo Cacique. Pouco antes da ocupação, aquele grupo era formado por 60 pessoas, que havia se reunido no vizinho povoado União, no entanto no exato momento da ocupação, apenas 16 entraram na área.
Em Junho de 1988, uma nova frente de ocupação se formaria desta feita, eram aproximadamente trezentos homens que ocupavam a região, foi só partir de então, que o povoado ganharia a fisionomia de vila. A segunda ocupação foi liderada por um homem chamado Cludenor Cardoso da Silva (Agenor) que morava em São Luiz Maranhão, era um sujeito robusto, de cor morena e que apesar de não saber se quer assinar o seu nome, tinha muita habilidade em ocupações de terras, gozava de muito prestígio com as autoridades políticas esquerdistas da capital maranhense. com seu jeito sisudo recrutou muitos homens que após utilizarem a ferrovia Carajás desceram do trem ali, de armas em punhos, prontos à matar ou morrer.          
O povoado foi implantado de forma estratégica bem às margens do Rio Pindaré e a beira  da Ferrovia Carajás. Por não sofrer o principal problemas dos demais povoados do município (a falta d'água , tem apresentado um crescimento excepcional. Por outro lado, enfrenta sérios problemas com a falta de segurança, tendo em vista a distância em que se encontra da sede do município e, também pelo fato de o povoado ser bastante acessível à pessoas das mais diversas precedências, sendo bastante exposto.  

Fonte: Livro "Buriticupu, sua história, geografia e características gerais". Autor: Isaias Neres Aguiar




O TEMPO MUDOU VILA PINDARÉ
Vila Pindaré é localizado nas margens do Rio Pindaré e a beira da Estrada de Ferro Carajás entre o km 334 e 338
Vila Pindaré até 2005 tinha uma forte produção agrícola, mas esta, vem sendo substituída pela agropecuária, terras férteis que davam grande produção de arroz, milho, feijão, etc. Hoje deram lugar a grandes fazendas de gado.Isso porque a maioria dos moradores dessas terras que ficam afastadas do povoado compraram casas e hoje moram no Povoado, colocando assim seus filhos para terem acesso a uma escola na esperança de uma vida melhor no futuro. 
O povoado também já foi o maior exportador de farinha da região, o qual essa  produção era 90% transportada para a capital do maranhão São Luiz, essa atividade se encerrou entre o ano de 2002 a 2003, pois o transporte usado era um trem disponibilizado pela Vale do Rio Doce, que deixou de fazer o transporte dessa carga dificultando  assim, e aumentando em 100% o custo do transporte, com isso os compradores de farinha que moravam na Capital não tiveram condições de continuar com o negócio, pois o lucro não mais recompensou. Esta atividade ainda existe, mas em pequeno número, e a mercadoria é transportada para Buriticupu.
Vila Pindaré também já teve uma grande produção de peixes, porém o Rio Pindaré vem sofrendo grandes erosões provocadas pelo desmatamento em suas margens, proprietários de terras desmataram e continua desmatando tirando a vegetação por completo e dando prioridade a pastagem para gados.
 Os peixes diminuíram também devido a desenfreada pesca predatória (no tempo da desova dos peixes), por não haver nem um tipo de fiscalização nessa região, e principalmente por falta de consciência dos próprios pescadores. 
O Povoado hoje se destaca na compra e venda de gados.  A produção de queijos também vem aumentando significativamente devido o aumento das fazendas, o queijo é levado e vendido para comerciantes em Buriticupu, e de lá é revendido e consumido em todo estado do Maranhão.
Hoje Vila Pindaré já está se modernizando de forma espantosa em comparação a outros povoados de Buriticupu. Existe escola até nível Médio, tem mais de 4, 000 habitantes existem cinco sessões eleitorais, e quase 2, 000 eleitores, possui duas rádios FM, Rádio Cidade e Rádio Liberdade, e uma página de informações e noticias na  INTERNET.
                     Hoje, já está com alguns documentos em mãos se preparando para a emancipação política.

Vila Pindaré foi localizado no ponto estratégico, e com isso tem crescido muito economicamente;  Faz fronteira com três grandes municípios e de forma estratégica fica a uma distância razoável da sede de todos: faz divisa com o município de Bom Jardim a uma distância 150 km da cidade; faz divisa com o Município de Alto Alegre do Pindaré a uma distância de 72 km da cidade e também depois de emancipado fará divisa com Buriticupu - MA a uma distância de 63 km da sede. Toda economia gerada na maioria do território desses municípios citados passam por Vila Pindaré.  

autor: Joab Oliveira Santana (Documentário de Vila Pindaré)

Para mais informações sobre Vila Pindaré, sua história, grandes acontecimentos, adquira o documentário de Vila Pindaré em vídeo "Vila Pindaré, Seu passado seu Presente" Produzido pelo Studio RV em Julho de 2010 com direção de Joab Oliveira Santana, Editor e Redator deste blog. Entre em contato com agente.
pelo nosso E-mail:rv-studio@hotmail.com.


Portal Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário